sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

HORA DA FAMÍLIA

Dom Matias visita a Paróquia de Nossa Senhora do Ó de 23 a 26 de Julho de 2009, e na ocasião participa do Programa a HORA DA FAMÍLIA, na FM Executivo, 87,9 de nossa cidade, no dia 26 de Julho. O Arcebispo Metropolitano foi acompanhado do Paróco, Pe. Inácio Henrique.

No Programa o Arcebispo foi entrevistado pelo mediador do Programa, Edson, que é fundador da Comunidade Católica Discípulos da Nova Aliança, e o Arcebispo fez uma reflexão de toda a vista Pastoral em Nossa Paróquia, como também o Padre Inácio fez uma explanação sobre  a visita e da importância do Arcebispo da Paróquia.

No final do Programa Dom Matias deu a Bênção na Emissora e fez a asperção da água sobre toda parte física da Rádio, FM executivo.

Veja Integra da entrevista: 
Vejamos um pouco da integra da entrevista com Dom Matias:
→ E pedi a Dom Matias que falasse sobre a Visita Pastoral do Arcebispo a uma Paróquia.
- Ele respondeu: A Visita Pastoral é um sinal de consideração, a primeira coisa pra gente visitar uma pessoa leva em conta a consideração. Estou visitando a Paróquia de Nossa Senhora do Ó e suas 17 comunidades organizadas é porque às considero. E considero a Paróquia a partir do se u Vigário, confirmando o trabalho do Padre que esta a frente da Paróquia.

→ Perguntei: diante das visitas, nas comunidades, que avaliação o senhor faz da Paróquia de Nossa Senhora do Ó?

- Ele respondeu: A visita Pastoral nós temos comentado já, ela em recebido uma nota muito alta, para não dizer dez, para não ficarem orgulhosos, acho uma das visitas mais positivas, uma das Paróquias que mais se apresentaram com esforço missionário.

→ Em acompanhar a Visita Pastoral em 14 Capelas, um ponto que me chamou a atenção foi em Alcaçus, onde mesmo diante da situação da comunidade. Que comentamos muito com Padre Inácio, o senhor pregava o sinal da unidade, da fraternidade, o senhor dizia assim, se tem duas famílias, uma vizinha da outra, e não se dão bem, é hora de unirem e se  abraçarem... vejo que o senhor trouxe muito esta finalidade como bom Pastor. Trouxe esta mensagem da vivencia da Palavra de Deus... gostaria que o senhor falasse um pouco da fraternidade no meio da humanidade?

- Olha minha gente, o que a gente quer como Igreja é o encontro com a pessoa de Jesus, e a pessoa de Jesus é essa pessoa que foi o irmão, o grande irmão, aquele que ama de verdade, chegou a oferecer a própria vida pelo seu irmão, e isso a gente vivencia esta irmandade, essa fraternidade, a partir de uma comunidade familiar, ... o segredo eu creio que esta na família, a família é a base de tudo, tudo passa pela família, na família unida, na família que se entende, na família que se perdoa, na família que revisa sua vivencia, sua convivência, a família que tem tempo para os filhos...

→ Dom Matias celebrando 100 anos da Diocese, qual a importância desta data para a Arquidiocese de Natal?

- A importância eu diria que é o reconhecimento de que Deus na Sua Bondade fez com que nos caminhássemos 100 anos como o dia o tema: evangelizando em comunhão e missão. É o retrato e o sinal de uma perseverança que esta por aí, graças aos nossos pastores que nos antecederam, e não a nós Bispos e Padres mas ao povo de Deus. a historia da Diocese de Natal ela pertence ao povo e aos pastores. O rosto da Igreja de Natal foi construído pelo esforço dos Leigos e Leigas, Sacerdotes e Bispos, que por aqui passaram neste percurso de 100 anos.

- Padre Inácio disse: penso que Dom Matias já resumiu de uma maneira muito clara e objetiva, de uma maneira que a comunidade precisava ouvir pra entender a presença do nosso Pastor aqui em Nísia Floresta.

→ E perguntei: Dom Matias gostaria que o senhor nos deixa-se uma mensagem para os jovens e as famílias da nossa cidade.

- Eu quero agradecer esta oportunidade de ter me comunicado talvez com alguém que não tenha ido a nenhum momento da visita Pastoral, mas acompanha pelo radio este momento... é uma satisfação muito grande nos dirigir aos ouvintes deste programa, parabenizo o programa pela sua perseverança, que naturalmente pela sua audiência também, e deixar para  todos os votos de uma caminhada em comunhão, para caminharmos como Igreja, e fazermos qualquer trabalho em nome da Igreja.
- que todos possam ficar, atentos a isso, a gente se considera um servo, ao serviço na Igreja, o que a gente quer que tenham um encontro com Jesus. Desejo a todos vocês, jovens, famílias, crianças, idosos e adolescentes, a todos uma boa caminhada, como irmãos uns dos outros, como pessoas felizes, por estarem nesse contato aqui em Nísia Floresta, pertencem a Paróquia de Nossa Senhora do Ó... e, que todos se sintam acompanhados por Deus, Deus esta presente, como dizemos Ele está no meio de nós.

No final do programa Dom Matias foi convidado para dar à Benção nos estúdios da Rádio, FM Executivo, auxiliado pelo pároco Padre Inácio Henrique e o casal mediador do programa Edson e Francisca, onde aspergiu água benta por todo o local invocando à bênçãos e graças de Deus pela emissora e seus funcionários, e a todos os que passam pela radio em suas programações.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário